Seja grato!


Saber dar graças é algo que precisa fazer parte das nossas vidas como cristãos. Precisamos resgatar isso, pois temos nos acostumado a sermos servidos e a não reconhecer quem tem sido o nosso provedor, Deus. Temos recebido tantas coisas, mas nos esquecido de agradecer. Ser grato, saber dar graças e exercer sempre a gratidão deve ser uma característica do cristão.
Jesus reforçou isso nos seus ensinos após um episódio que aconteceu, veja:
A caminho de Jerusalém, Jesus passou pela divisa entre Samaria e Galiléia. Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a ele. Ficaram a certa distância e gritaram em alta voz: "Jesus, Mestre, tem piedade de nós!" Ao vê-los, ele disse: "Vão mostrar-se aos sacerdotes". Enquanto eles iam, foram purificados. Um deles, quando viu que estava curado, voltou, louvando a Deus em alta voz. Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Este era samaritano. Jesus perguntou: "Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove? Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro?" Então ele lhe disse: "Levante-se e vá; a sua fé o salvou". (Lucas 17.11-19)
Dos dez leprosos curados apenas um voltou com o coração transbordando de gratidão, voltou louvando, se prostrou aos pés de Jesus e agradeceu. E o mesmo poderia se passar nos dias de hoje. Jesus estava mostrando que o nosso coração é enganoso. Aqueles dez leprosos buscaram a provisão, a cura, o alívio, a benção, a piedade. Receberam. Mas simplesmente se foram. Essa é a representação da sociedade em que vivemos, da família de hoje e até mesmo da igreja. São pessoas que precisam de uma graça, recebem o suprimento na hora em que pedem, quando estão caminhando e são curados por Jesus. Mas poucos reconhecem que devem agradecer.
Infelizmente, a maioria de nós se assemelha aos nove leprosos, ao invés de com aquele que voltou. Não pode ser assim. Se somos cristãos, devemos desenvolver uma das principais características do cristianismo: a gratidão. Veja dicas de como fazer isso no seu dia a dia:
Volte para agradecer quem te abençoou. Analise: De que forma sua oração foi respondida? Alguém foi usado para te abençoar? O primeiro a receber a honra e a glória deve ser Deus, mas se alguém te estendeu a mão seja grato. Exerça mais a gratidão para com aquele que está ao seu lado. Somos abençoados 365 dias por ano, não podemos continuar seguindo do mesmo jeito. Somos novas criaturas! Não se esqueça de agradecer, não saia correndo em busca da próxima benção sem agradecer a benção já recebida.
Pergunte-se: o que mais eu posso fazer para demonstrar minha gratidão? Davi indagou: “Como posso retribuir ao Senhor toda a sua bondade para comigo?” (Salmo 116.12). Somos devedores porque já recebemos demais. Temos que retribuir, senão nos tornaremos consumidores. Se recebemos uma semente é para que ela dê frutos. Você pode ir além. Avalie como você pode fazer mais pelo seu próximo, ser sal e luz. ser um legítimo representante de Cristo onde você estiver. Demonstre a sua gratidão no dia a dia.
Tenha uma boa memória para agradecer e amnésia com relação àqueles que foram ingratos com você. Nunca mais se esqueça do que foi feito por você. Esqueça sim dos devedores, é isso que o cristão deve fazer, viver nessa lógica, que é diferente. Não cobre gratidão. Se você faz algo por alguém não faz mais do que a sua obrigação: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens” (Colossenses 3.23). Você deve ser servo. Não deixe que a ingratidão que outros tenham demonstrado a você transforme o seu coração.

Como aquele leproso curado que voltou para agradecer, se prostrou aos pés de Jesus e lhe deu a honra devida, faça também. Aplique a gratidão na sua vida. Volte-se para Jesus e seja grato!

0 comentários:

Postar um comentário