O amor cura


O amor tem conotações sentimentais e filosóficas. Nos dias de hoje e na nossa sociedade ele é mal interpretado e está distante do que a Bíblia conceitua como amor. Distorcemos as coisas, apesar de Deus nos cercar de demonstrações e de Ele mesmo ser amor e se relacionar conosco de forma pessoal.
Quando amamos de fato a nossa vida é transformada e transforma a do outro. Isso pode ser claramente na passagem bíblica a seguir:
Poucos dias depois, tendo Jesus entrado novamente em Cafarnaum, o povo ouviu falar que ele estava em casa. Então muita gente se reuniu ali, de forma que não havia lugar nem junto à porta; e ele lhes pregava a palavra. Vieram alguns homens, trazendo-lhe um paralítico, carregado por quatro deles. Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, através de uma abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os seus pecados estão perdoados”. Estavam sentados ali alguns mestres da lei, raciocinando em seu íntimo: “Por que esse homem fala assim? Está blasfemando! Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?” Jesus percebeu logo em seu espírito que era isso que eles estavam pensando e lhes disse: “Por que vocês estão remoendo essas coisas em seus corações? Que é mais fácil dizer ao paralítico: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se, pegue a sua maca e ande’? Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados – disse ao paralítico – eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa”. Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos. Estes ficaram atônitos e glorificaram a Deus, dizendo: “Nunca vimos nada igual!” (Marcos 2.1-12)
Esse é apenas um episódio da manifestação do amor de Deus. Jesus é Deus e Deus é amor. Jesus mudou a concepção de amor, por isso por onde passava as multidões se aglomeravam. Muitos eram apenas curiosos, outros iam buscando os milagres que Ele podia fazer, e alguns porque criam que Ele era o Filho de Deus e queriam se aproximar. Jesus é o amor encarnado e sem um relacionamento pessoal com Ele você só vai ouvir falar sem experimentar o amor de verdade.
A Bíblia conta que quatro homens carregaram um paralítico até a casa onde Jesus estava. Não temos detalhes sobre quem eram, se amigos ou parentes daquele homem, mas podemos concluir que o amavam. Lembre-se que naquela época não existiam os recursos medicinais e tecnológicos que temos hoje, então, aquele homem era digno de compaixão. Chegando lá encontraram um obstáculo: a multidão. Não se deixaram abater, deram um jeito de levar aquele deficiente até Jesus, e com eles podemos aprender:
A ter fé. Certamente aqueles homens já tinham ouvido falar sobre as maravilhas que Jesus podia fazer, talvez tivessem presenciado algum milagre. O fato é que criam que Jesus tinha poder para fazer diferença naquela vida. Fé é a certeza das coisas que não se pode ver (cf. Hebreus 11.1). Fé é crer que Deus começou a boa obra e vai completá-la (cf. Filipenses 1.6). Pela fé os quatro homens levaram o paralítico até Jesus. E pela fé enfrentaram o obstáculo, pois dificuldades não impedem quem ama de fazer o que precisa ser feito em favor do outro. Aquele que ama de verdade deixa Deus usar a sua vida como instrumento dEle e olhar para a resolução ao invés de olhar para as justificativas. As dificuldades vêm para moldar o nosso caráter, o cristianismo é o caminho da cruz, mas Deus está conosco todos os dias (cf. Mateus 28.20). Tenha fé!
Amar ao próximo é a nossa parte. O amor não é para ser admirado, nem teorizado. O amor é para ser praticado, pois como o amor de Deus vai ser experimentado se não formos instrumentos dEle aqui na terra? Aqueles homens amaram de forma prática. O amor e a fé restauram, e no relato bíblico podemos perceber que várias vidas foram restauradas naquele dia, a do paralítico, a dos homens que o levaram e certamente a vida de muitos que presenciaram aquele milagre. Quando agimos vemos como podemos ser transformados, impactados e que vale a pena. Saia do discurso e aja! Não fique inerte, mova-se! Deixe o amor de Deus transbordar do seu coração e inundar a vida de outros. Ame a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Faça a sua parte!

0 comentários:

Postar um comentário