Vencendo a procrastinação


Sempre é tempo de falar das resoluções do ano novo, e devemos falar delas, pois se não tomarmos cuidado chegaremos ao final do ano sem cumpri-las. Já aconteceu de você fazer ano após ano a mesma resolução porque não conseguiu cumpri-la no ano anterior? Se você fizesse uma lista de coisas que precisa cumprir e só estão no papel ela seria longa? Com muitos itens? Cumprir essa lista é muito melhor do que deixá-la de lado, mas mesmo sabendo disso continuamos deixando de fazer essas coisas importantes. Porque quando tentamos focar nessas coisas, que às vezes são chatas ou difíceis, qualquer distração é mais interessante, e assim vamos deixando-as para depois.
Mas não podemos continuar agindo nesse padrão de comportamento, optando pelas coisas mais fáceis e fugindo das mais difíceis. O que será que Deus quer nos dizer sobre isso?
Lembrem-se dos primeiros dias, depois que vocês foram iluminados, quando suportaram muita luta e muito sofrimento. Algumas vezes vocês foram expostos a insultos e tribulações; em outras ocasiões fizeram-se solidários com os que assim foram tratados. Vocês se compadeceram dos que estavam na prisão e aceitaram alegremente o confisco dos próprios bens, pois sabiam que possuíam bens superiores e permanentes. Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada. Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu; pois em breve, muito em breve “Aquele que vem virá, e não demorará. Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele”. Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos. (Hebreus 10.32-39)
A primeira coisa que precisamos aprender com esse padrão de comportamento que nos leva a deixar as coisas para depois é que a vida nos é exige perseverança. Toda vez que você se depara com uma coisa que você sabe que precisa fazer, mas não consegue, pois não tem força para perseverar você precisa saber que Deus está te dando um recado: as coisas boas requerem perseverança.
A Carta aos Hebreus foi escrita para uma igreja perseguida, que estava passando por muitos problemas, e por causa disso muitos estavam deixando de participar e desistindo. O escritor da Carta quer animar essas pessoas mostrando o que está porvir, a vida eterna. O que isso tem a ver com as suas resoluções? Tudo. Pois não aprendemos a perseverar de uma só vez, aprendemos passo a passo. “Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que creem e são salvos” (Hebreus 10.39). Se você um dia aceitou a Jesus você é dessa linhagem, as coisas se fizeram novas! Aproprie-se dessa realidade que Deus colocou dentro do seu coração. Não se esqueça dela, não viva como os que retrocedem.
A segunda coisa que precisamos ter em mente sobre esse padrão de saber que é importante e mesmo assim não começar a fazer, é que nós podemos andar pela fé, a fé num futuro prometido, ao invés de colocar os nossos olhos em uma gratificação imediata. O apóstolo Paulo nos lembra de que “vivemos por fé, e não pelo que vemos” (2 Coríntios 5.7). Nós não focamos no que vemos porque essa caminhada é muito limitada, nossa visão não alcança longe. Nós somos dos que andam pela fé abrindo mão do controle, prosseguindo mesmo na dificuldade terrena, sabemos que nosso futuro está garantido, e isso nos motiva, pois vai durar eternamente. Encare essas dificuldades como convite ao aprendizado vindo de Deus, pois elas estão te treinando para coisas maiores.
E a terceira coisa que essa realidade nos ensina, se encararmos essas dificuldades como ensino de Deus na nossa vida vamos perceber um convite de Deus para sermos como Jesus. Jesus está dentre os que avançam, não dentre os que retrocedem.
Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem. (Hebreus 12.1-3)
Temos que nos lembrar de tudo o que nos atrapalha mas, para além disso, o autor desses versos nos mostra que precisamos focar em Jesus e no seu exemplo, que mesmo sabendo das dificuldades que o aguardavam não procrastinou a cruz. Assim quando comparadas à cruz todas as coisas se tornam pequenas, pois temos ajuda divina para encará-las.
Não se engane, tudo o que vale a pena exige esforço. Mas elas valem a pena! Não se deixe vencer pelo desânimo. Você vive debaixo da graça. Lembre-se disso e vença a procrastinação.

0 comentários:

Postar um comentário